Edital
CONCURSO DE IDEIAS EM ARQUITETURA E URBANISMO – ConVIVER PÓS-PANDEMIA
EDITAL COMPLETO
1. DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1 Introdução
A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Passo Fundo AEAPF com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio Grande do Sul CAU-RS propõem a ação CONCURSO DE IDEIAS EM ARQUITETURA E URBANISMO – ConVIVER PÓS-PANDEMIA CONCURSO DE IDEIAS, como uma forma de instigar o direcionamento de soluções, ainda que no campo das ideias, quebrando a inércia consolidada acerca do assunto.
Focado em uma das áreas de atuação da Arquitetura e Urbanismo (Projeto de Arquitetura), o concurso de ideias trabalhará em nível de Estudo Preliminar, o desenvolvimento de propostas habitacionais, que lancem um olhar otimista às rotinas típicas dos seres humanos de nossa sociedade, em nossa época, a serem desenvolvidas em um espaço único com até 70m² de área projetada, com um programa de necessidades e compartimentação livres, a ser definidos conforme os objetivos de cada equipe, desde que atenda as rotinas básicas de convívio de uma família composta por quatro pessoas, dois adultos, duas crianças e um animal de estimação, oferecendo espaço para lazer, trabalho, repouso, alimentação e higiene. A atenção e preocupação com a transição do ambiente exterior contaminado, para o ambiente interior estéril é critério para o lançamento das ideias.
1.2. Objetivos
O principal objetivo do concurso de ideias é Investigar criticamente as transformações em uma moradia de até 70m² de área projetada segundo as necessidades de um ambiente externo hostil, tendo as relações humanas potencializadas pelo convívio intermitente determinado pela recomendação do distanciamento social. São objetivos secundários:
- Provocar os agentes públicos e privados envolvidos na questão para uma saudável discussão;
- Chamar atenção da sociedade para o protagonismo da atuação do Arquiteto Urbanista na condição humana de viver e conviver;
- Difundir o potencial colaborativo do profissional da Arquitetura e Urbanismo nas questões de moradia, infraestrutura e qualidade de vida nos espaços construídos;
- Promover a arquitetura e o urbanismo junto à sociedade (espaço na mídia).
1.3 Equipes
As equipes terão composição livre, multidisciplinar, inclusive acadêmicos, entretanto cada inscrição de equipe ficará sob responsabilidade de UM ÚNICO Arquiteto Urbanista, em plenos direitos do seu exercício profissional, registrado e em dia com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio Grande do Sul – CAU-RS.
Obs.: A regularidade do Arquiteto Urbanista líder de equipe junto ao CAU-RS será verificada até às 23:59 horas do dia 28 de Fevereiro de 2021.
1.4 Premiação
Serão premiados em dinheiro, os primeiros lugares na categoria Profissional e na categoria Estudante.
Os segundos e terceiros lugares, mais uma menção honrosa e um eleito pelo voto popular receberão espaço de destaque nas repercussões midiáticas da ação.
- Primeiro lugar profissional – R$ 1.000,00 (um mil reais) + certificado + divulgação
- Segundo lugar profissional, terceiro lugar profissional, menção honrosa e voto popular profissional + certificado + divulgação.
- Primeiro lugar acadêmico – R$ 500,00 (quinhentos reais) + certificado + divulgação
- Segundo lugar acadêmico, terceiro lugar acadêmico, menção honrosa e voto popular acadêmico + certificado + divulgação.
2. REGULAMENTO DO CONCURSO
2.1 Inscrições
Os Arquitetos Urbanistas interessados (lideres de equipe) devem se inscrever diretamente no site https://concursoaeapf1.eventize.com.br de 29 de outubro de 2021 à 28 de Fevereiro de 2022, informando seus respectivos dados.
As inscrições são gratuitas. Entretanto, uma doação voluntária sem valor definido por equipe, identificada no nome do líder de equipe, no site https://campanhadobem.com.br/campanhas/arquitetura-para-quem-mais-precisa é bem vinda, e contribuirá diretamente com a ação Arquitetura Para Quem + Precisa que desenvolve melhorias habitacionais de forma voluntária para a população carente na cidade de Passo Fundo.
Os Arquitetos Urbanistas interessados (líderes de equipe) devem se inscrever diretamente no site durante o período de inscrições, informando seus respectivos dados. Os Anexos (FICHA DE INSCRIÇÃO DE EQUIPE e DECLARAÇÃO DE AUTORIA) serão preenchidos pela equipe, assinados por todos os membros da equipe, digitalizados ou fotografados em resolução eficiente e enviados por e-mail juntamente com a prancha padrão, arquivo pdf da proposta até a data estipulada em edital. Só estarão aptos ao julgamento as equipes que atenderem aos critérios solicitados.
Os Anexos 1 (FICHA DE INSCRIÇÃO DE EQUIPE) e Anexo 2 (DECLARAÇÃO DE AUTORIA) serão preenchidos pela equipe, fisicamente assinados por todos os membros da equipe, digitalizados ou fotografados em resolução eficiente e enviados por e-mail juntamente com a prancha padrão, arquivo pdf da proposta até às 23:59 horas do dia 28 de Fevereiro de 2022.
Só estarão aptos ao julgamento as equipes que atenderem aos seguintes critérios:
1 – Realizado o preenchimento dos Anexos 1 e 2 (FICHA DE INSCRIÇÃO DE EQUIPE e DECLARAÇÃO DE AUTORIA) até a data-limite de inscrição;
2 – Envio dos arquivos .JPG da proposta + Anexo 1 em jpg + Anexo 2 em jpg todos NO MESMO email, até às 23:59 horas do dia 28 de fevereiro de 2022. O assunto do e-mail deverá ser: “Inscrição concurso casa pós pandemia - categoria profissional”, ou, “Inscrição concurso casa pós pandemia - categoria estudante”.
3 – Total adimplência de suas obrigações junto ao CAU-RS no ato da inscrição.
4 – Desejável a comprovação de doação espontânea de valor livre identificada em nome do líder da equipe.
2.2 Material de apoio
Estarão disponíveis em pasta virtual os seguintes arquivos:
(01)Termo de referência sociocultural e bioclimático das macrozonas do Estado do Rio Grande do Sul;
(02) Edital com respectivos Anexos.
2.3 Escopo da proposta
Cada proposta em nível de Estudo Preliminar é livre em sua concepção, desde que atenda as rotinas básicas de convívio de uma família composta por quatro pessoas (dois adultos, duas crianças e um animal de estimação qualquer), oferecendo espaço para lazer, trabalho, repouso, alimentação
e higiene. A atenção e preocupação com a transição do ambiente exterior contaminado para o ambiente interior estéril, é critério para o lançamento das ideias.
São diretrizes orientativas do concurso a criatividade livre e a observância às condicionantes físicas, bio-climáticas e socioculturais do local onde o estudo foi desenvolvido. Para efeito do concurso, o Estado do Rio Grande do Sul foi dividido em 5 Macro Regiões, sendo:
- Região norte / planalto gaúcho
- Região oeste / missões
- Região central / pampa
- Serra
- Litoral
Cada proposta deve ser implantada, à livre escolha pela equipe, em uma destas macro-regiões do Estado, e, o contexto da implantação se zona urbana ou ambiente rural (conforme as 5 macro regiões definidas) deve ser escrito e preferencialmente ilustrado na proposta.
2.4 Entrega – data e formato
Cada proposta poderá ser desenvolvida com técnica de graficação livre (à mão livre ou informática), porém, o formato de entrega é digital em três arquivos, proporção 1 x 1 (quadrado), arquivo formato JPG, com tamanho máximo de 5Mb cada prancha da proposta.
A entrega será via e-mail, em um único e-mail para o endereço: envio.concursoaeapf@gmail.com, até o horário e data acima definidos, valendo como comprovação de horário o registro de recebimento do correio eletrônico, com confirmação por meio de resposta automática.
Nas pranchas virtuais não poderá existir NENHUM tipo de identificação dos membros participantese/ou da equipe, sob pena de desclassificação.
A identificação de cada Equipe ao júri se dará por um único número aleatório, atribuído ao e-mail recebido pela comissão organizadora e nominando uma pasta virtual (onde os arquivos recebidos ficarão armazenados), com ordem e sequência estabelecidas pela comissão organizadora, tornando a avaliação completamente anônima e imparcial por parte da comissão julgadora.
Quando publicadas, após o resultado do concurso, todas as propostas receberão a identificação nominal de todos os membros da equipe.
2.5 Avaliação
A avaliação das propostas será feita por júri profissional multidisciplinar, em número mínimo de 5 (cinco) jurados - com composição a ser definida, sendo no mínimo 03 (três) deles Arquitetos Urbanistas em dia com suas atribuições profissionais e em dia com o CAU-RS. A comissão julgadora avaliará objetivamente os seguintes quesitos:
- Criatividade e inovação na proposta;
- Estudo preliminar – relação entorno x arquitetônico;
- Apresentação gráfica mínima:
*Uma implantação geral ambientada (se espaço urbano ou rural e/ou em qual macrozona do Estado do Rio Grande do Sul foi implantada a proposta)
*Perspectiva - vista geral do objeto arquitetônico (mínimo uma)
*Corte geral da proposta (mínimo um)
*Esquemas, diagramas e imagens que ajudem a compreender as intenções e a proposta;
- Diretrizes de sustentabilidade e viabilidade técnica-construtiva serão observadas;
- Exageros conceituais no lançamento das ideias e/ou na ilustração do entorno (cenário) são bem vindas e incentivadas – cenários de um futuro catastróficos como um panorama de perpetuação da vida e do comportamento humano são desejáveis.
Observação: A ficha de avaliação , para consulta, está disponível nos Anexos.
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Do primeiro ao terceiro lugar, mais as menções honrosas e os eleitos por voto popular serão impressos e expostos em local a ser definido. Todos os demais estudos recebidos serão publicados nas mídias sociais da AEPF. A responsabilidade assim como os custos da impressão das propostas é de total responsabilidade da AEAPF. A comissão organizadora reserva-se no direito de desclassificar qualquer dos trabalhos que não respeitem todos os requisitos do regulamento.
Qualquer dúvida ou ocorrência não contemplada neste regulamento, deverá ser encaminhada ao e-mail atendimento@aeapf.com.br para a comissão organizadora, sendo sua decisão irrevogável.
Casos omissos neste Edital serão tratados, avaliados e respondidos pelo e-mail atendimento@aeapf.com.br.
CRONOGRAMA
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29/10/2021
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Lançamento oficial da ação, em evento on-line organizado pela AEAPF.
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29/10/2021
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Abertura das inscrições. Período para esclarecimento de dúvidas e operacionalização das inscrições.
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28/02/2022
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Término do período de inscrições.
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1º/03/2022 até 12/03/2022
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Avaliações pelo júri.
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21/03/2022
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Divulgação dos vencedores.
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25/03/2022
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Premiações, exposições e demais ações complementares (forma e local a ser definido, dependendo das circunstâncias sanitárias do momento).
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Comissão organizadora.
Passo Fundo, 29 de outubro de 2021.